Como Foi – 2013

Design na Praça 2013


_MG_0915

A terceira edição do DESIGN NA PRAÇA foi um sucesso absoluto!

A edição de 2013  mostrou  que o Design na Praça  já faz parte do calendário de eventos descolados do Rio.

O Sol deu o ar da sua graça, mais uma vez, e a praça CACILDA BECKER se encheu de cores e alegria com um público estimado em cerca de 1.000 pessoas durante toda a tarde/noite do dia 23 de outubro.

Designers, profissionais, estudantes, empresários e gente interessada no mundo da criatividade prestigiaram as atividades e exposições e relaxaram no ótimo ambiente proporcionado pelo evento. Muitas crianças dos colégios do bairro e famílias contribuíram para o clima de alegria que reinou todo o tempo. Boa música e comidinhas gostosas ajudaram a construir o ambiente para o encontro e a troca descontraída de ideias.

 

Agradecimentos

Só temos a agradecer a todos que participaram e que nos ajudaram cedendo seus móveis, objetos, fotografias, doando seu trabalho e tempo, contribuindo com sua alegria e descontração  para o sucesso  do Design na Praça 2013.

Aos patrocinadores, apoiadores e parceiros que entenderam, confiaram e investiram na ideia de tornar o design acessível para todos o nosso melhor obrigado!

 

Atividades realizadas

01coletivografico Oficina de Impressão xilogravura do Coletivo Gráfico
O grupo Coletivo Gráfico realizou uma concorrida oficina de xilogravura para jovens e adultos onde  os  desenhos criados foram impressos e transformados em uma publicação.

 

 

 

 

 

 

01eletrocoisaWorkshop Eletrocoisa  com  a designer Cinthia Mendonça
A oficina lúdica que ensinou a um public de todas as idades a realizar objetos com um pequenos circuitos elétricos de LEDs. Foram ensinadas técnicas básicas de construção dos circuitos e incentivada a criatividade.O pessoal adorou!!

 

 

 

 

 

11paisagemalterada

Workshop Paisagem Alterada com o Escambal
O pessoal de O Escambal (= O Estendal Foto Escambo) ofereceu o workshop  denominado  “Paisagem Alterada”, em que uma imagem impressa em papel foi exposta em um cavalete e o público  foi convidado a “alterá-la” com guache, caneta hidrográfica, lápis, etc.

A proposta era motivar as pessoas a desenvolverem o seu senso crítico interferindo na paisagem para propor soluções.

 

 

 

 

Lounge Kids e Oficinas para Crianças e Jovens

 

04loungekidsLounge Kids

Como nos anos anteriores montamos um espaço especial para as crianças e jovens onde foram ofereceidas atividades e brincadeiras,

Móveis da Zebras e estruturas  em Bambu da Sol Soluções Holisticas  e móveis de papelão da Lolo-carton foram ambientados na área do parquinho que recebeu a visita de vários grupos de alunos das escolas do bairro e de crianças com seus familiares.

 

Estúdio Zebras

A Zebras faz arquitetura lúdica. foge da rigidez e de conceitos formados pra criar novas propostas de uso pro que já e conhecido e formar novos conceitos pro que era alternativo. a gente gosta de tudo junto e misturado. e se você não gosta a gente também sabe fazer tudo separado ficar lindo. a zebras cria espaços pras pessoas viverem. a gente faz quarto de criança descolada, casa de gente bacana e todo tipo de canto pra gente feliz.

voce sabia que não existe uma zebra igual a outra?

Sol Solução Holistica A SOL

Soluções Holísticas é um coletivo formado por 5 amigos que desejam divulgar soluções sustentáveis para seu cotidiano. Eles montaram na praça uma estrutura de bambu para a diversão das crianças

Lolo-Carton – empresa especializada em móveis de papelão ofereceu para a cenografia do Lounge Kids, seus móveis  com design inovador.

Oficinas para Crianças e Jovens

Sob a coordenação de Paula Garrido, esse ano realizamos novamente várias atividades lúdicas para nossos designers mirins, desta vez tivemos:

Le Petit Pirate – as crianças adoraram as tatuagens temporárias criadas pela empresa. A Le Petit Pirate foi idealizada pelos designers Marcus Renault, de 26 anos, e Thiago Monteiro, de 28 e conta com mais três sócios: as designers Gabriela Sued (25) e Alice Gelli (21) e o economista José Sapir (21). ” o nosso intuito é justamente oferecer ilustrações bacanas que resgatem a antiga brincadeira e, ao mesmo tempo, traga um valor visual”, explica Gabriela.

Valente Feliz – A Valente Feliz – Alegria Ilimitada tem como missão a criação de espaços vivos e seguros, onde o ser pode ser ele mesmo com o principal objetivo de se relacionar e ser feliz usando a arte relacional e a ludicidade como principais ferramentas.

No dia 23 de Outubro de 2013 a Valente Feliz   com o pessoal do Liberte seus Sonhos realizou uma linda, mágica e fantástica experiência para todas as crianças que estiveram presentes.

Foram oferecidos pinturas faciais dos guerreiros do arco-íris, jogos relacionais, artesanatos ancestrais e a criação de um tapete dos sonhos.

Florinda – Oficina de Flores – A Florinda é uma oficina  de arte que vai até a sua festa. Nela as crianças aprendema a fazer flores em papel, cataventos e outras artes.

 

05batepapoBate Papo  – tema Faça você mesmo ( com os outros)

Bate Papo, deste ano trouxe para a discussão com o público o tema Faça você mesmo ( e com os outros). O interesse foi tanto que a discussão não parou até as 22 horas.

Para partilhar experiências estiveram presentes  empresários, grupos e pessoas que estão realizando ações e projetos que transformam o consumidor em parte importante do processo de criação de produtos e serviços.

  • Mediadora: Barbara Szaniecki
  • Curadoria: Angela Carvalho e Barbara Szaniecki

 

Participaram do Bate papo:

Barbara Szaniecki
Barbara Szaniecki Mediadora do Debate possui graduação em Graduação em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (1994), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Design pela PUC-Rio É pesquisadora do PPD ESDI e do LaDA – Laboratório de Design e Antropologia. É autora do livro Estética da Multidão. Atuou com curadora e mediadora do Bate Papo

Tatiana Altberg e projeto Mão na Lata
Tatiana Altberg é fotógrafa e designer com ampla experiência em projetos ligados à fotografia e educação. Em 2003, criou o projeto Mão na Lata em parceria com a oscip Redes da Maré para jovens das comunidades da Maré.

Rodrigo de Oliveira Paes e projeto Sonorizar
Rodrigo de Oliveira Paes  -  coordena a oficina Sonorizar que passou a integrar o Projeto Arte Ação Ambiental iniciado em meados de 1999 dentro do MAC Niterói, no setor de Educação e Pesquisa. O Sonorizar atrai jovens da comunidade do Palácio através da música, do artesanato e de instrumento musicais.

Cinthia Mendonça e projeto Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia
Cinthia Mendonça – É idealizadora e gestora do projeto Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia: num contexto onde as cidades se tornam cada vez mais insustentáveis, ela acredita que um espaço rural é o ambiente mais apropriado para experiências transformadoras ligadas à sustentabilidade. A Nuvem proporciona diferentes programas de residencias e encontros, um deles é o Interactivos? cuja a prática se instala com influências das premissas do Faça Você Mesmo (Do It Yourself) e Faça Com Os Outros (Do It With Others).

Anna Dantes
Anna Dantes trabalha com livros desde 1988. Em 1994 abriu a Dantes Livraria que em 1997 se tornou editora. Desde então, é responsável por trabalhos de edição, tendo a pesquisa transdisciplinar como modelo. Foi curadora da exposição Glaziou e os jardins sinuosos, para o Ano França-Brasil, no JBRJ. Coordena o laboratório Setor X na Bibliotecas Parque de Manguinhos e da Rocinha, o selo Pipa Livros em gráficas da zona portuária do Rio e o selo Lábia gentil com a galeria de arte A Gentil Carioca. Estes, e mais projetos, estão no www.dantes.com.br. A experimentação entre formatos – livros de arte, bolso, dramaturgia, revistas, curadorias, exposições, moda, perfume – lhe legou uma trajetória ímpar no cenário.

Henrique Monnerat
Henrique Monnerat  é um dos fundadores da Designoteca.com, uma plataforma digital que ajuda pessoas a encontrarem produtos e projetos de design direto de designers e artistas brasileiros que utilizam a ferramenta on-line para publicar e vender suas obras. Formado em Design pela Escola de Artes e Design HfG Offenbach na Alemanha, possui mestrado em Biomimética na mesma instituição, trabalhou em escritórios de design no Brasil e na Holanda. Hoje além de trabalhar na Designoteca.com, Henrique Monnerat é professor de design da PUC-Rio e um dos diretores da Associação Fab Lab Brasil. http://www.designoteca.com

LaDa- Laboratório de Design e Antropologia com Zoy Anastassakis, Karina Kushnir e Barbara Szaniecki
LaDa: o Laboratório de Design e Antropologia reúne dois ambientes institucionais, em design e em ciências sociais, a saber, a Esdi/UERJ através das professoras pesquisadoras Zoy Anastassakis (designer e antropóloga) e Barbara Szaniecki (designer)  e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) através da professora pesquisadora Karina Kuschnir (antropóloga). No momento atual o LaDA se articula em torno de uma prática combinada entre extensão e pesquisa, tomando por tema e terreno de trabalho a região central da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, entre o Largo de São Francisco (onde se situa o IFCS) e o Largo da Lapa (ESDI).

Ricardo Dullius
Ricardo Dullius é um  jovem empreendedor, diretor criativo da Vandal – Power for Creation, empresa  de e-comerce que imprime  camisetas exclusivas com ilustrações de designers e artistas. Usa tecnologia de ponta e conceitua seu negócio da seguinte maneira: ” Acredito na liberdade criativa e na importância da experiência para que cada pessoa consiga criar e interagir melhor com os produtos que consome. Tornando a relação entre empresas e pessoa uma troca mais justa e interessante. www.vandal.com.br

Bruno Tarin
Bruno Tarin é atualmente doutorando da Escola de Comunicação da UFRJ. É co-organizador com Adriano Belisário do Livro ” Copyfight: Pirataria & Cultura Livre” sobre o exercício da criatividade e a propriedade intelectual na contemporaneidade e também editor das revistas Lugar Comum e Global Brasil. Coordenador de Audiovisual do Ponto de Cultura Circo Voador, Articulador/Produtor do Pontão de Cultura Digital Circo Voador. Membro da Rede Universidade Nômade e colabora com diversas redes Ciber/Midiativistas. Participa ativamente dos debates relacionados com a propriedade intelectual e a economia criativa, a produção do comum e de políticas públicas de cultura – especialmente em relação com o digital.

Samara Tanaka
Samara Tanaka é designer, baseada no Rio de Janeiro, formada pela Esdi e com mestrado pela Koeln International School of Design, na Alemanha. Atualmente trabalha com design estratégico para inovação na MJV e faz pesquisa e projetos independentes sobre inovação social. Faz parte do MECCA Rede, uma rede para compartilhamento de tecnologias sociais, onde anima o Design Aberto P2P.

Grupo Norte Comum
O Norte Comum é um ponto de encontro entre teoria e prática, um espaço de escuta e convivência permeada por fazeres, tendo como caminho a produção e troca de conhecimento para questionar o espaço urbano, mudar as relações humanas, usando a nossa força criativa para a redução das distâncias e desigualdades, usando a arte como ponte entre as pessoas, cidade e idéias. A idéia surgiu diante da evidente escassez de projetos e atividades relacionados à cultura na zona norte. Frente à essa realidade o que se vê é o êxodo generalizado de boa parte dos moradores locais (em especial os jovens) para o Centro e a Zona Sul da cidade onde há o monopólio da cultura no Rio de Janeiro. O Norte Comum propõe uma “inversão de rota” em âmbito cultural na cidade. O projeto é dividido basicamente em duas frentes gerais de atuação. Uma referente a criação e manutenção da rede, e a outra focada na formação de uma produtora coletiva e horizontal. Mas especificamente, essas frentes de atuação são: comunicação, cultura, ecologia, saúde e meio ambiente; social; audiovisual; pesquisa e história.

 

Exposições

06loungedesignLounge Design

Mais uma vez, o nosso tradicional Lounge Design foi uma das estrelas do Design na Praça. Toda a praça Cacilda Becker  foi  decorada pela designer de interiores Flavia Secioso com móveis e objetos de designers do Rio, criando um ambiente para o encontro. O público pode  usufruir e relaxar em todos os ambientes criados. Vários designers estiveram presentes interagindo com o público para explicar seu processo criativo.

 

 

 

Designers  que participaram cedendo suas obras:

  • Rodrigo Calixto / Oficinaethos
  • Vimoso
  • Fernando Jaeger
  • Lattoog
  • Mameluca
  • Infinitta
  • Prime Design
  • EM2
  • Pedro Braga
  • Enrico Salis
  • Alcantarino
  • Bernardo Senna
  • O Ebanista – Ricardo Graham
  • Monica Carvalho
  • Terravixta

 

07firjanExposição Oficina Rio Design Indústria

Uma mostra dos móveis desenvolvidos a partir da parceria de designers cariocas com indústrias do Rio promovida durante o projeto Oficina Rio Design Indústria, uma iniciativa do Sistema Firjan, que em sua primeira edição, contou com a parceria da CNI e do Sebrae, através do Procompi – Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias.

A apresentação atraiu a atenção de todos os visitantes e escritórios como Lattog  estiveram presentes para responder às perguntas do publico assim como representantes do Senai Moda & Design que participaram da apresentação.

 

 

Indústrias e designers presentes na mostra:

> Indústria Academia da Madeira + Bernardo Senna : Mesa Multi

> Indústria Cristal da Serra + Eduardo Baroni: Mesa de Centro Escher

> Indústria Lunas + Estúdio Alcantarino (Carlos Alcantarino, Gustavo Martini e Leandro Garcia):  Linha de Modulados Box

> Indústria Multform + Lattoog:  Cadeira Empilhável

 

 

08campodelivrosExposição de Fotografia Campo de Livros

Exposição com curadoria de Marcos Bonisson. Livros de fotografia/arte de um grupo de fotógrafos mostram visões únicas e demonstram as diversas possibilidades de expressão da Fotografia contemporânea. O público pode manusear os livros  que  foram colocados em mesas  integradas no ambiente. Os fotógrafos estiveram presentes e conversaram com o público sobre sua forma de criação.

 

 

 

Livros que estiveram em exposição:

Livro / Autor

Entrelaçamentos / Lúcia Reis

Iphonegravuras  / Astrid Luise

Fluxos / Analu Nabuco

Paisagens Etéreas  / Anna Margarida Nogueira

Olhar que Desce e Sobe  / Laura Bonfá Burnier

São Jorge   / Claudia Hirszman

Cristina Amiran  / Cristina Amiran

Mapas Imaginários / João Araújo

Partir / Ana Canti

Bia Monteiro 0.0.0000  / Bia Monteiro

Autópsia / Khalil Charif

Dê Gudi Laifi / Anitta Boa Vida

Encosta / Diana Osward

Cidade e Vigilância / Fátima Rodrigues

Decolagens / Andréa Rocha

As Fontes / Massoca Fontes

Transformações / Thomas Valentin

Caderno de Viagem / Ira Etz

Dinâmica / Márcia Mello

As Meninas / AnaCris Loureiro

O Lugar Onde Você Não Está / Ana Dantas

Jericoacoara / Príamo Melo

Desalinho / Adriana Fontes

Perdoe Encher Meus Olhos D’Água / Pedro Teixeira

Não lembro bem se foi isso que eu sonhei ontem / Carlindo Lago

Des Fotografias / Fernanda Pinto

 

09conesExposição Manifeste-se  – Cones criativos

Convidamos diversos designers gráficos, ilustradores, grafiteiros, criativos, para customizar um cone de papel a partir de um modelo criado por nós.  Como inspiração para o desafio tivemos as passeatas de protesto que tomaram conta da cidade.

Grite! Pinte! Dê seu recado! Use como megafone, chapéu, fantasia, como quiser! Manifeste-se!!  Este foi o convite que fizemos.

Na exposição os cones foram colocados sob uma estrutura formada por guarda-chuvas ( design do Matéria Brasil ) onde a sonorização especialmente criada por  Adriano Góes e a cenografia de Flavia Secioso  convidava o público a se manifestar. A curadoria  da exposição foi de Maria Clara Resende e da Pinzon 17.

Participaram da criação dos cones:

Billy Bacon,Fernanda Martins,Viviane Madame-Deco, Nicolau Mello, André Bombonatti, Caos! vídeo & design, Lais Tavares, Victor Neves, J.Batista, Eduardo Sá, Emílio Rangel, Marcos Leme

 

10bancosExposição “A volta ao parque em 80 mundos” de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa

A obra “A volta ao parque em 80 mundos” é uma coleção que conta atualmente com mais de quatrocentas fotografias de bancos em parques e espaços públicos feitas desde 2011 foi apresentada de forma resumida no Design na Praça para provocar no público o questionamento sobre este  a realidade  de falta de mobiliário urbano que temos na Praça Cacilda Becker e em outras tantas praças do Rio.

.Fez parte da série Banco de Tempo, título da exposição homônima realizada em 2012 na Galeria do Lago/Museu da República. Esta fotomontagem de bancos do mundo é testemunha da passagem das artistas por vários países e cidades do Brasil e constitui uma reflexão sobre o banco de praça como mobiliário urbano ao mesmo tempo específico e universal e também suporte para as diferentes possibilidades de experimentar o tempo.

 

 

03oestendalExposição Come Quieto – O Escambal

O Escambal é uma ação cultural de um grupo de fazedores de imagens que visa levar para as ruas e praças públicas imagens pensantes ou pensamentos imagéticos.

As ideias são literalmente penduradas em varais.

A produção foi assinada por Ana Rodrigues e Daniel Chiacos.

As imagens impressas em tecido tremularam ao vento fazendo que o público  se interessasse pela proposta.

 

 

 

12batalhaBatalha de Ilustradores

Inspirados pelos duelos de repentistas e pelas batalhas de MCs, assim como pela conhecida batalha entre os grafiteiros britânicos Bansky e King Robbo  o Design na Praça promoveu uma batalha de artistas/ilustradores ao vivo no espaço da praça. A batalha foi organizada pela Designer Maria Clara Resende e teve  a mediação de Vivian França que manteve o público  empolgado com a disputa até o final.

O objetivo  da Batalha foi ampliar o contato do público com o processo criativo e de desenvolvimento de imagens, considerando a incorporação do erro e da adversidade como elemento dos projetos.

 

 

Estiveram presentes os ilustradores:

  • Claudius
  • Felipe Vellozo
  • Marcelo Zissu
  • Rafo Castro
  • Isabella Amaral
  • João Bives Burle

 

13cmainhaoCaminhão Rio Arte Cidade

Uma das atrações mais ousadas deste ano,  foi um caminhão de mudanças  transformado em sala de projeção do projeto Rio Arte Cidade  que mostrou o conteúdo de um site dedicado às obras de arte localizadas em espaços públicos na cidade do Rio de Janeiro.

São 61 obras – dentre esculturas, murais e monumentos – escolhidas por seu valor artístico e por seu contexto no mobiliário urbano da cidade.

  • Temática: Projeção dos conteúdos do site http://rioartecidade.com.br/inicio/, entre videos documentários e fotos.
  • Realização Letra e Imagem
  • Concepção e apoio Birds Communications
  • Cenografia/ arquitetura Leila Scaf Rodrigues

 

14musicaMúsica ao Vivo

Durante todo o evento  o conjunto Urca Bossa Jazz com o pianista Wagner Cinelli e Músicos como Adriano Góes, Fernando Dande, Tiago Caçula e Thais Bezerra criaram um ambiente musical agradável. Tivemos a participação especial DJ Daniel Peçanha e a mediação simpática de Adriano Góes.

A nossa praça de alimentação  ofereceu o tradicional cachorro-quente Geneal, Crepe suiço, Hareburger, entre outras delicias.

O bar  La Paz também esteve presente servindo seus drinques  famosos e cerveja gelada.