Como foi – 2012

O evento Design na Praça foi uma ação de comunicação e de promoção do design que aconteceu, pela segunda vez, noespaço urbano da Praça Cacilda Becker na Urca, no dia 29 de Novembro de 2012.

Organizado pelo Coletivo Transforma Design (Angela Carvalho Design Consciente + Flavia Secioso + Pinzon 17 + Thomas Manss + Birds) e com a participação do Consulado da Holanda e de mais 30 empresas do Rio, o evento mostrou que é possível com motivação, comprometimento e colaboração de todos ocupar de forma criativa o espaço público devolvendo para a praça a sua função de local de encontro e convívio.

 A meta do evento foi trazer o design e a criatividade, em suas diferentes formas, para perto das pessoas, quebrando barreiras culturais e possibilitando acesso de diferentes camadas da sociedade a idéias, expressões visuais, móveis e objetos.

Design na Praça apresentou este ano várias atividades ao ar livre no espaço da Praça que ofereceram uma vivência do universo do design e sugeriram temas importantes. A edição 2012 trouxe para discussão o tema COLETIVO – novas formas de criar, atuar e trabalhar em conjunto

Os visitantes tiveram a possibilidade de fazer uma imersão durante o período de cerca de 7 horas no mundo do design e de idéias inovadoras admirando mostras e participando de workshops, performances e bate papos. Tudo num dos mais belos cenários do Rio e ao som de boa música.

Público – O Design na Praça alcançou seus objetivos! Foi visitado por cerca de 1.000 pessoas dobrando os resultados registrados no ano anterior. Designers, arquitetos, criativos, estudantes, interessados e moradores da Urca participaram do encontro no ambiente descontraído e agradável da Praça.

O evento recebeu o apoio da Sub Prefeitura da Zona Sul do Rio de Janeiro, da AMOUR- associação de moradores do bairro da Urca, do Círculo dos Amigos do Quadrado e foi visitado por diversas autoridades e representantes de entidades entre elas:Vice secretária Dulce Angela Procópio da Secretaria de Desenvolvimento Industria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Paula Camargo Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design da Prefeitura do Rio, Ana Paula Moura representante da Firjan, Virgínia Moraes representante do Senac RJ e Renato Regazzi do Sebrae RJ

Jovens e crianças também participaram ativamente das atividades oferecidas e a praça mais uma vez se tornou o espaço do encontro e da troca.

 

O DESIGN NA PRAÇA  apresentou as seguintes atividades e exposições

Lounge Design

A designer de Interiores Flávia Secioso fez uma ambientação em toda a praça com móveis e objetos de designers do Rio. As pessoas tiveram acesso e puderam experimentar cada uma das peças expostas. A apresentação abriu o interesse na compra e potenciais compradores foram cadastrados e direcionados posteriormente aos fabricantes, designers e artistas participantes.

Participam do Lounge 13  designers e empresas de reconhecido renome ( Veja os apoiadores).

 

Caçamba Design 

Uma caçamba de entulho foi palco de um ambiente provocador onde móveis customizados pela Infinita Design, objetos  antigos e a fruteira de Brunno Jahara, feita com peças plásticas recicladas, colocaram em questão  a  nova tendência de reutilizar e resignificar os objetos.O conceito e ambientação foi de Flávia Seccioso.

 

Workshop RAW COLORS

Os designers Daniera ter Haar & Christoph Brach do estúdio holandes RAW COLOR em parceria com  Leonardo Thomé da HOLOS deram um workshop sobre o tema cor para jovens e estudantes interessados da área de criação. Participaram do workshop cerca de 50 pessoas que ao final  além da experiência levaram consigo um caderno com a capa pintada à mão por cada participante.

 

Bate Papo COLETIVO

Um Bate Papo informal e debate sobre o tema Coletivo com mediação  da professora Livia Rezende teve a participação de diversos Coletivos de criação do Rio tais  como : Coletivo Gráfico, Coletivo Muda, Catarse e do Letsevo de Henrique Monnerat.

A discussão e troca de experiências entre os profissionais e o público foi um dos pontos alto do evento e mobilizou o público por cerca de 3 horas seguidas.

 

Mostra Gráfica COLETIVO

Oito criativos entre designers gráficos, designers de moda,  ilustradores e fotógrafos criaram letras exclusivas para formar a palavra COLETIVO, o tema do evento em 2012. Os 8 cartazes formando a palavra foram expostos no canteiro central da Praça e chamaram a atenção pela solução inusitada dada por cada criador.

 

Oficina Coletivinho

Os designers gráficos convidaram crianças e jovens para criar a palavra COLETIVO com recortes e cores. A atividade lúdica encantou as crianças e os pais que ficaram confortavelmente acomodados num espaço ambientado com móveis infantis da ZEBRA Design.

 

Intervenção de Arte Urbana

Designers e artistas transformaram com sua arte o ambiente da praça com formas e cores.

Os banquinhos da praça viraram obras únicas ao serem pintados com diferentes linguagens artísticas pelos designers convidados.

O Coletivo Muda fez um painel com azulejos serigrafados e o Coletivo Gráfico adesivou  com suas imagens um totem da praça.

Uma das cadeiras do estúdio Mameluca foi customizada durante o evento.

A Zebu mídias alternativas apresentou seu trabalho dentro da caçamba e em uma instalação onde peças sanitárias se tornaram canteiros de plantas.

 

Ateliê da Imagem

O Ateliê da Imagem, escola de fotografia sediada na Urca, fez uma apresentação dos trabalhos dos seus alunos em um grande telão ambientado numa das áreas do Lounge. O público assistiu sentado confortavelmente em poltronas do estudio Mameluca.

 

Fotofragmentos

O designer gráfico Marcello Cavalcanti apresentou 7 de suas artes fotográficas da coleção “Fotofragmentos” onde realiza colagens digitais com fotografias. Entre os temas imagens do Rio e até de um fusca multifacetado.

 

O Estendal

O ESTENDAL , um grupo de fotógrafos que tem como objetivo popularizar a fotografia levando esta linguagem artística para praças apresentou este ano o tema “Pinto no Lixo”. O ensaio  impresso em tecido e esticado em um grande varal encantou o público e mostrou diferentes olhares fotográficos.

 

Food Design

A designer gourmet Inês Braconnot, em parceria com Angela Carvalho,  apresentou uma pequena performance onde ensinava a germinar. Com o tema Germinar é a idéia mostrava o passo a passo da germinação e oferecia a degustação de germinados com um molho delicioso  criado dentro do conceito da gastronomia RAW FOOD. Os participantes recebiam como brinde um saquinho de sementes com as dicas sobre como germinar.

 

Proposição Lúdica  – Rede de Elástico de Lígia Clark 

Esta proposta lúdica realizada em parceria com a Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark” convidou o público para construir uma grande rede, unindo centena de elásticos. Depois, da construção coletiva todos se entrelaçaram a ela, assim como na proposição original, “Rede de Elásticos”, criada em 1973 por Lygia Clark.. O público vivenciou com alegria a proposta de criação coletiva. A curadoria foi de Alessandra Clarck neta da artista e responsável pelo Espaço.

 

Música ao vivo

Os músicos Wagner Cinelli, Fernando Dande, Adriano Góes e Dj Dani Roots formaram um coletivo para criar um ambiente musical criativo e descontraído tocando Jazz e MPB. Tivemos várias”canjas” de cantores e  músicos que tornaram o evento ainda mais interessante.