Como foi – 2011

Na quarta- feira, 30/11/2011, Designers e criativos ocuparam Praça Cacilda Becker – Urca

foto-designnapraca1

O evento, que fez parte da programação oficial da Rio+Design 2011 foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 400 pessoas que passaram uma tarde de convívio e contato com o design do Rio.

O objetivo do Design na Praça foi integrar o público, designers e artistas cariocas num debate sobre a importância do design no cotidiano das pessoas e numa enriquecedora troca de informações quisesse falar sobre suas experiências em design.

A ação foi uma proposta da designer Angela Carvalho, coordenadora do Transformadesign, e do grupo formado pelo Estúdio de Design de Interiores Flavia Secioso, O Estúdio Pinzon 17 e pela chef e pesquisadora Inês Braconnot, todos integrantes do Transformadesign – um espaço de comunicação e encontro dedicado à criatividade.

O evento aconteceu numa tarde ensolarada em meio a um cenário inebriante da Cidade Maravilhosa – a Praça Cacilda Becker – mais conhecida como o Quadrado da Urca.

A designer de interiores Flavia Secioso preparou especialmente para o evento um lounge com móveis e objetos cedidos por importantes designers e empresas do Rio: Lattoog + Alcantarino + Odois + Fernando Jaeger + Bernardo Senna + Zanini + Monica Carvalho + Klaus Schneider + Guto Indio da Costa + Vimoso + Marcenaria Mendes-Hirth + Oficina Ethos.

foto-designnapraca2

Os móveis generosamente cedidos pelos designers foram utilizados pelos visitantes durante o evento o que criou um clima de proximidade com o público e provocou o interesse nos produtos expostos.

Comunicação Visual do evento foi criada pela Pinzon 17 – Marcello Cavalcanti, André Carreira, Marco Alonso e Léo MacVal – jovens talentos do design carioca. O grupo foi responsável pela divulgação fazendo com que o evento estivesse presente em diversas mídias sociais, nas faculdades de design e junto aos formadores de opinião. O evento foi filmado pela BBC de Londres.

foto-designnapraca3

Stand Up foi aberto pela Sub- secretária da SEDEIS Dulce Angela Procópio , (Secretaria de Desenvolvimento Energia Indústria e Serviços do EstadoRio de Janeiro) que falou sobre a relevância do design para o Rio de Janeiro e contou com as importantes participações de: Washington Fajardo e Paula Camargo (Subsecretário e gerente de design da Secretaria de Patromônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design da Prefeitura do Rio de Janeiro), Renato Regazzi ( Sebrae Rio de Janeiro) e Fábio Palma( diretor do IED. A mediação de Candida Fernandes motivou que mais outros 10 profissionais contassem casos e dessem seus depoimentos.

foto-designnapraca4

 

A programação do Design na Praça contou com música ao vivo de alta qualidade. Profissionais como Wagner Cinelli (piano), Adriano Góes (violão), Martin Rixen ( piano), Fernanda Lima (voz) tornaram o ambiente ainda mais agradável para o encontro motivando outros músicos que acabaram participando espontaneamente.

foto-designnapraca51

O Ateliê da Imagem contribuiu com o projeto O Estendal – um coletivo formado por vários ex-alunos do Ateliê – que apresentou uma exposição de fotos sob o tema O Futuro a Deus Pertence, com curadoria de Patrícia Gouvêa.

foto-designnapraca6

Jovens e crianças de todas as idades também puderam participar e entrar em contato com o design através das Oficinas de Ilustração e Encadernação, coordenadas pelo designer Leonardo Tomé e pela ilustradora Renata Vilanova, da Holos design e por Isabel Ebert.

foto-designnapraca7

Para finalizar, foi oferecida uma experiência de Krudesign, criada pela chef e pesquisadora de gastronomia krudívora Inês Braconnot em parceria com a designer Angela Carvalho. Um quadro formado por pigmentos naturais, todos comestíveis, podia ser degustado pelos visitantes que tentavam descobrir o que era o alimento oferecido e qual a memória provocada por este alimento. Foi uma experiência inusitada para os olhos e para o paladar.

foto-designnapraca8