Bate Papo 2014

Horário:  18 às 21 horas

bate_papo

O tema

Vamos trazer este ano para a discussão da comunidade o tema LIXO LUXO, uma reflexão sobre a sociedade de consumo e sobre a contribuição do design.

No nosso Bate Papo estarão presentes professores, profissionais e exemplos de empresas nacionais e internacionais que estão propondo produtos e conceitos inovadores focados  na sustentabilidade,  no respeito ao meio ambiente e nas novas tendências do Consumo.

Um círculo de cadeiras da empresa carioca Vimoso  cria o ambiente para a troca de ideias.

Já estão confirmados para o nosso Bate Papo :

  • O holandês Guido Ooms e Karin van Lieshout  do estúdio Oooms Design –  criadores de inúmeros produtos inovadores e do Projeto “then Trash became Ffrash” realizado na Indonésia.
  • Rob Roggema – é arquiteto paisagista e um renomado design – especialista em adaptação climática, planejamento de energias renováveis e design de agricultura urbana. No Brasil está iniciando um projeto de horta em telhados de comunidades de baixa renda no Rio.
  • Cláudio Patrick Vollers – sócio da CleverPack, empresa do Rio que criou a CleverCap uma tampa para garrafas pet que se transforma em brinquedo.
  • Os professores alemães Prof. Petra Kellner e Peter Eckart da HfG Offenbach (escola de design da Alemanha)  que vão falar sobre o projeto que desenvolveram com seus alunos sobre o tema Lixo Luxo durante o semestre de verão.
  • Victor Megido – doutor em comunicação, especialista em marketing, conferencista e diretor do IED São Paulo, vai falar sobre o tema LUXO.
  • Monica Carvalho – artista e artesã criadora do “pirarupet” um reaproveitamento inteligente de garrafas pet.
  • Julio Costa -  empreendedor e criador da Ong Onda Carioca vai compartilhar sua experiência na transformação de uma Praça na comunidade Terreirão no bairro do Recreio através de projetos de sustentabilidade concebidos a partir do reaproveitamento de lixo e materiais descartados.
  • Denise Assumpção – sócia da Maloca Querida, empresa carioca que surgiu com o objetivo de reaproveitar a grande quantidade de resíduos gerados e desperdiçados nas obras de espaços corporativos. Realiza projetos de novos espaços ampliando a vida útil do que seria descartado.

 

Mediadores:
Fábio Palma –
diretor do IED Rio
Bárbara Szaniestz –  designer, professora e escritora


Veja também: