Confirmada! Exposição “A volta ao parque em 80 mundos”

bancos

 

A obra “A volta ao parque em 80 mundos” é uma coleção que conta atualmente com mais de quatrocentas fotografias de bancos em parques e espaços públicos feitas desde 2011. Faz parte da série Banco de Tempo, título da exposição homônima realizada em 2012 na Galeria do Lago/Museu da República. Esta fotomontagem de bancos do mundo é testemunha da passagem das artistas por vários países e cidades do Brasil e constitui uma reflexão sobre o banco de praça como mobiliário urbano ao mesmo tempo específico e universal e também suporte para as diferentes possibilidades de experimentar o tempo.

Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa
A volta ao parque em 80 mundos
série Banco de Tempo
2011/in progress

BANCO DE TEMPO é uma série em andamento, fruto de uma imersão realizada pela dupla Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa ao longo de 2011 no Jardim do Museu da República no Rio de Janeiro, e que resultou na exposição homônima na Galeria do Lago, entre janeiro e maio de 2012, com curadoria de Isabel Sanson Portella. Formada por fotografias, video-instalações, registros/documentos e uma interferência nos bancosdo parque, reúne reflexões sobre espaços de fluxos, viagens e desejos ligados ao tema do tempo e a sua ligação com a paisagem. A partir de uma fotografia encontrada no arquivo histórico do Museu do ex-presidente Nilo Peçanha (morador do Palácio do Catete entre 1909/10) sentado em um dos bancos do jardins com seus cães, a dupla partiu para a observação, pesquisa e documentação sobre o movimento e

as possibilidades de experimentar o tempo (aceleração x duração) pelos freqüentadores do parque tendo os bancos do jardim como elemento principal.

 

, , , ,